Bancos de Sementes Espanhóis: Quais são os melhores?
Os bancos de sementes espanhóis são muito importantes dentro do panorama atual da coleção de sementes de canábis. Uma das razões para o seu sucesso é o excelente clima para o cultivo desta planta que os habitantes da Península Ibérica têm, especialmente os da bacia mediterrânica. Além disso, a Espanha é uma das grandes hortas da Europa, o que favorece a existência de muitos bancos de sementes bem posicionados.
Neste artigo, iremos analisar alguns dos melhores bancos de sementes de marijuana espanhóis que se destacam por várias razões. Para abordar esta questão, iremos rever características tão importantes como história, origens, anedotas… Finalmente, iremos fazer uma revisão final sobre algumas das melhores variedades de cada banco de sementes espanhóis presentes neste artigo.
Os Melhores Bancos de Sementes Espanhóis da Atualidade
A Espanha é um dos países onde são produzidas mais sementes de canábis para coleção. Apesar do consumo de canábis na Espanha não estar regulamentado por lei, como acontece noutros territórios como na Holanda, este país oferece excelentes condições para ser o centro de operações preferido de muitos bancos de sementes.
Os bancos de sementes espanhóis gozam de uma excelente reputação no panorama internacional. Os processos de selecção genética utilizados por estas organizações, bem como os padrões de qualidade utilizados pela indústria das sementes de coleção na Espanha, tornam os produtos comercializados com o selo “Espanha” num objeto de desejo e têm muita procura.
Existe um bom número de genéticas obtidas na Espanha, desde sementes que proliferam em zonas montanhosas, até sementes que requerem um verão mais longo e mais quente. Em muitos casos, os bancos de sementes espanhóis optam por utilizar genética estrangeira e exótica para completar o seu catálogo de variedades. A investigação é outro dos pilares básicos do trabalho dos bancos de sementes nacionais e isto pode ser verificado na qualidade do produto.
Dinafem
Falar de bancos de sementes espanhóis é falar da Dinafem, que é, também, um dos mais tradicionais e conhecidos. O projecto da Dinafem ganhou vida em 2002, após vários anos de investigação pelos seus fundadores. Eram apaixonados pela botânica e pela genética e derramaram a sua paixão num dos projectos mais ambiciosos da indústria das sementes para coleção.
Uma das características que melhor define o trabalho da Dinafem, um dos melhores bancos de sementes espanhóis, é a investigação e desenvolvimento de novas variedades. Prova disso é a Power Kush… A razão? Na altura em que foi produzida foi uma das primeiras sementes de canábis feminizadas estabilizadas na Espanha. E pouco depois criaram uma das melhores variedades de canábis espanholas, a Moby Dick. É por isso que a Dinafem tem uma posição privilegiada no panorama dos bancos de sementes espanhóis.
Além desta, outra das variedades mais notáveis que a Dinafem tem no seu catálogo é a Bubba Kush, uma genética lendária que não pode faltar num dos melhores catálogos de sementes do mundo. Também digna de nota é a Critical Kush, que tem propriedades organolépticas deliciosas e complexas e é capaz de produzir plantas que apresentam enormes quantidades de resina.
O mais notável nos últimos tempos é o seu laboratório que trabalha em colaboração com universidades, onde criam variedades não psicoactivas com grande quantidade de CBD, ou que trabalham as genéticas para realçar outros canabinóides com aplicações medicinais.
Sweet Seeds
A Sweet Seeds é sem dúvida outro dos melhores bancos de sementes espanhóis. A trajectória deste banco é a garantia de qualidade dos seus produtos, pois tem vindo a introduzir no mercado sementes de primeira qualidade desde 2005. No início, esta instituição apresentou uma pequena colecção de sementes de canábis feminizadas, correctamente estabilizadas e com muita qualidade. Com o passar do tempo, a colecção foi ampliada e as automáticas chegaram, coincidindo com o boom das autoflorescentes em 2010.
Os fundadores deste banco de sementes espanhol, Carlos e Manolo, de Valência, desenvolveram um segmento de sementes feminizadas nunca antes visto em Espanha. É o caso da linha F1, uma linha de sementes fotodependentes, feminizadas, com floração rápida introduzida no mercado em 2012. O objectivo destas sementes era cobrir um nicho de mercado onde havia muita procura, uma vez que havia poucas sementes feminizadas com floração muito rápida. Desta forma, esta nova colecção foi um sucesso de vendas entre os coleccionadores de sementes.
Quando se destacam as melhores variedades deste banco de sementes espanhol, é impossível esquecer a Green Poison da Sweet Seeds. Este é um dos clássicos desta instituição e oferece efeitos relaxantes, excelente rendimento e grande resistência. A variedade Sweet Zkittlez da Sweet Seeds é outra das jóias da coroa deste banco, pelo seu sabor doce e genética americana, muito apreciada hoje em dia. Finalmente, não nos podemos esquecer da Sweet Afghani Delicious, uma variedade que se destaca tanto pela sua atraente cor avermelhada como pela sua produção de resina.
Eva Seeds
A história da Eva Seeds, um dos melhores bancos de sementes espanhóis, remonta ao ano 2000, quando abriram as primeiras lojas de cultivo e bancos de sementes em Espanha. Eva Seeds foi um dos primeiros, e o espírito deste banco é muito claro no seu slogan: “Natural Born Growers”, que mostra que é um banco criado por entusiastas das sementes, para entusiastas das sementes.
A filosofia deste banco, durante o seu início, foi a de criar um armazém de sementes baseado na manutenção plantas-mãe de canábis da mais alta qualidade. Eva Seeds oferece uma gama de produtos premium com preços competitivos, e é por isso que tantos coleccionadores escolhem a sua linha de sementes.
Falar de uma variedade popular deste banco de sementes espanhol é falar, em parte, da Lemon King, a variedade preferida dos amantes de sementes com sabor a cítricos e que surge da combinação genética de uma Space Bomb com a Swiss Critical. Além desta, vale também a pena mencionar a Jamaican Dream, uma variedade que absorve o melhor das estirpes com património jamaicano o que garante genes de Sativa e efeitos energizantes.
Cannabiogen
A Cannabiogen é um banco de sementes espanhol que surgiu há quase 30 anos, tornando-o um dos claros pioneiros da indústria das sementes de coleção em Espanha. O ponto de partida deste banco de sementes é um grupo de amigos, apaixonados pela planta da canábis, que partilhavam informações sobre sementes na Internet.
Acontece que este grupo de amigos tinha o capital humano necessário para a criação de um banco de sementes de alta qualidade. Assim, entre outros perfis profissionais, havia um geneticista, um bioquímico e um informático, entre outros. Isto marcou o início de um dos projectos mais antigos e com maior sucesso no segmento dos bancos de sementes espanhóis, a Cannabiogen.
A partir deste banco de sementes trabalharam com genética heirloom tão exclusivas como a Acapulco Gold ou a Colombian Gold, com o objectivo de estabilizar a genética e adaptá-la ao clima espanhol. Com o passar do tempo, chegaram os grandes sucessos desta instituição, muitos deles baseados na genética da América Central.
Têm variedades que foram muito bem acolhidas pelo público em geral, como a Purple Mexican, que tem uma grande quantidade de genes Sativa e vem do cruzamento de uma Purple Kush do Paquistão com a Oaxaca Mexican. A Hindu Kush é outro dos grandes sucessos deste banco de sementes, é também uma estirpe que absorve da tradição genética americana e tem genes de uma variedade colombiana estabilizada com um híbrido Manali.
Pyramid Seeds
A Pyramid Seeds é um banco de sementes espanhol com mais de 20 anos de experiência. Esta instituição foi criada em Barcelona com uma premissa clara: oferecer uma linha de sementes estabilizadas e com qualidade aos coleccionadores europeus. Assim, a investigação é um dos valores que melhor define este banco de sementes. Para obterem as suas variedades premium, este banco de sementes utiliza as melhores genéticas internacionais, que combinam e estabilizam até alcançarem o resultado desejado.
Actualmente, a Pyramid Seeds tem uma linha de sementes autoflorescentes de alta qualidade, que provêm directamente das versões feminizadas das sementes do seu catálogo. Para obter esta linha de sementes, utilizam as suas variedades com as melhores características e combinam-nas com estirpes Ruderalis para as fazer florescer sozinhas, sem a necessidade de um fotoperíodo específico.
Northern Lights é uma das melhores variedades feminizadas deste banco de sementes espanhol. Esta variedade Indica é uma certeza, não uma aposta, uma vez que é resistente e produz colheitas com flores compactas e potentes. Além disso, vale a pena mencionar também a variedade Sunset Sherbet, que convencerá os amantes da genética Girl Scout Cookies, com genes americanos, sabor doce e muita potência.
Medical Seeds
Javier Ruano é o fundador do banco de sementes mais recente entre os presentes no nosso artigo, a Medical Seeds. Esta organização foi criada em 2008 com o objectivo de realizar a selecção genética das sementes, especialmente daquelas que possam ter possíveis aplicações terapêuticas. Medical Seeds é um dos bancos de sementes que melhor armazena e embala os seus produtos, para que cheguem ao consumidor final nas melhores condições possíveis.
Este banco de sementes espanhol faz um excelente trabalho na selecção de variedades de todo o mundo, que depois utilizam para construir o seu stock privado de linhagens feminizadas totalmente estabilizadas. No início, este banco de sementes, como o seu nome indica, nasceu com aspirações médicas, embora tenham gradualmente expandido o seu público alvo para incluir colecionadores de sementes de marijuana para fins recreativos. Actualmente, este banco de sementes espanhol tem um dos melhores catálogos da Europa, graças ao trabalho e dedicação por detrás de cada produto.
Sendo fiéis aos seus princípios, a Medical Seeds trabalha na obtenção de estirpes com novos canabinóides, como é o caso da Elixir Vitae CBD, uma estirpe com efeitos psicoativos cativantes e com todas as propriedades do canabidiol. A variedade Sour Glue é, provavelmente, a mais doce e resinosa do catálogo deste banco de sementes, que acompanha estas características com um sabor e aroma intenso e delicioso.
E isto foi tudo sobre os melhores bancos de sementes espanhóis. Como podes ver, a variedade de bancos é grande, embora pode ser que tenha ficado algum pelo caminho. Sente-te à vontade para avisar-nos se nos esquecemos de algum na secção de comentários que podes encontrar um pouco mais abaixo.
Se gostaste deste artigo podes continuar a ler sobre o Isolamento de Terpeno: o futuro da canábis? e o Efeito Comitiva da Canábis.