Botrite ou podridão cinzenta | Pragas da Canábis
A Botrytis Cinerea é um tipo de fungo que se manifesta nas plantas de canábis como um bolor cinzento, existem também outras formas, tais como Botryotinia fuckeliana, Botytris Vulgaris e Haplaria Grisea, todas elas com o mesmo comportamento, mesmo tipo de danos nas plantas, e os mesmos métodos de prevenção e cura. A botrytis na canábis é uma das pragas de fungos que pode atacar as plantas da marijuana.
Como atúa o fungo da botrite?
Os fungos reproduzem-se por esporos, estes esporos viajam pelo ar e são muito resistentes, capazes de permanecerem adormecidos a menos de 0 graus ou a temperaturas extremas, e depois, quando as condições são adequadas, regressam à vida e colonizam as plantas.
As condições certas para que a podridão cinzenta se ative e comece a reproduzir-se são simplesmente a humidade e a temperatura certas. Isto associado a uma falta de ventilação, que permite a condensação da humidade, torna o terreno perfeito para a criação destes esporos fúngicos.
Normalmente, no final do verão, a temperatura ainda é elevada e ocorrem trovoadas, criando condições ideais, especialmente nas cabeças mais compactas, onde a humidade entra e demora muito tempo a secar.
No cultivo interior, devido às lâmpadas de alta pressão, que atingem temperaturas superiores a 700 graus Celsius, as salas fechadas e por vezes uma falta de ventilação ou uma deficiência de ventilação, podem chegar a produzir o mesmo efeito.
Como prevenir a podridão cinzenta da Botrytis?
É melhor ser prevenido do que depois arrepender-se, por isso neste caso é melhor ter um local de cultivo que tenha sido previamente limpo e desinfetado. Monitorizar constantemente a temperatura e humidade e regulá-la com extração e desumidificação, quando for necessário necessário.
Também é altamente recomendada a utilização de um fungicida como preventivo, aplicado na quantidade certa e nos intervalos certos para alcançar um efeito protetor nas plantas. Desta forma, mesmo que as condições sejam adequadas, o fungo não se encontrará com um cultivo desprotegido.
Preventivos para a botrytis na canábis
Existem alguns produtos que se podem utilizar de forma preventiva, antes do fungo atacar as plantas e criar uma barreira protetora para que este não se possa depositar. Um dos produtos naturais mais efetivos na prevenção dos fungos em geral é o própolis, uma mistura de resinas vegetais e cera de abelha que estas produzem para proteger as suas colmeias de diferentes pragas.
Outro produto que devemos destacar em matéria de prevenção da botrytis na canábis é o Amanitha, da marca Agrobacterias. Neste caso falamos de um produto à base de aminoácidos originados a partir de proteínas vegetais que são muito efetivos na proteção da planta, pois reforçam as suas defesas, o que limita as possibilidades de aparecimento de agentes patogénicos. É um produto orgânico e 100% natural.
Já tenho o fungo, como o elimino?
Depois de já termos o fungo, o melhor a fazer é identificar as partes afetadas e amputá-las (sim, cortar e deitar fora), tendo muito cuidado para não deixar os esporos cair sobre o resto da planta. Para isso, é melhor colocar um saco de plástico à volta da parte afetada, segurá-lo com um cordel ou corda para que fique bem fechado e depois cortar na entrada da bolsa, assegurando assim que os esporos não se espalhem facilmente para o do resto da planta.
Depois de “limpa”, o devemos pulverizar ou regar a planta com um fungicida, dependendo do caso e das recomendações do fabricante. É provável que após alguns dias a operação tenha de ser repetida.
Na Experiencia Natural recomendamos sempre a utilização de produtos amigos do ambiente, razão pela qual recomendamos fungicidas para canábis de origem natural, com um curto período de segurança e que não modificam as nossas plantas nem o ambiente. Estes fungicidas são os mesmos que se podem utilizar para prevenir, embora em quantidades e frequências diferentes, ler sempre o rótulo e compreender as instruções antes de aplicar.
Produtos para eliminar a botrite
Existem determinados produtos que podem ajudar a eliminar o fungo da botrytis na canábis. Entre os que estão disponíveis no mercado recomendamos o Botryprot, da marca ProtEco, um produto formulado à base de uma mistura de nutrientes e fatores de crescimento de microflora que ajudam a prevenir e a eliminar diferentes fungos, especialmente a botrytis na canábis.
Outro produto 100% natural e apto para agricultura orgânica que pode ser muito efetivo a prevenir e eliminar a botrite ou podridão cinzento é o Oidio Killer, da Agrobacterias. Este fungicida apresenta, na sua composição, a bactéria Bacillus amyloliquefaciens, especialista na produção de compostos fungicidas que eliminam especificamente o oídio e a botrite.
Existem também soluções muito mais económicas, que por vezes podem ser feitas com ingredientes que já temos, tais como fungicidas caseiros.
Posso consumir canábis com Botrytis?
Nem pensar nisso, a Botrytis na canábis é muito prejudicial ao nosso sistema respiratório, e pode causar doenças graves tais como bronquite crónica ou perfurações nos pulmões.
Esperamos que tenhas gostado deste artigo e que te tenha ajudado a compreender melhor esta praga e como se pode tratar e eliminar. Por favor subscreva-se à nossa mailing list, siga-nos nas redes sociais e conhecer um pouco melhor a forma de eliminar diferentes pragas com o artigo 5 remédios caseiros para a canábis (fungos e pragas) e como identificar e eliminar outros fungos como podem ser o míldio ou o oídio.