Carência de Potássio nas Plantas de Canábis
Hoje trazemos-lhe este conteúdo sobre a carência de potássio, uma desordem nutricional que ocorre quando as plantas de canábis não recebem potássio suficiente.
Qualquer deficiência representa um problema, mas ter esta deficiência representa um grande fracasso na cultura. Isto porque o potássio, juntamente com o azoto e o fósforo, constituem o NPK, que é a base da nutrição de qualquer planta de canábis. Estes NPK (Azoto, Fósforo e Potássio) são os ingredientes fundamentais na sua alimentação, aqueles que deve receber sempre.
Para que as plantas se desenvolvam bem, quer sejam canábis ou não, precisam de um equilíbrio correto destes elementos NPK, bem como de outros como o cálcio, ferro ou manganês. Tanto a deficiência como o excesso de qualquer um destes nutrientes é prejudicial para a cultura, pois afetam todos os ciclos vitais da planta, desde o crescimento até à floração.
Em muitos casos, estes tipos de distúrbios nutricionais não estão diretamente relacionados com os alimentos ou falta deles numa cultura. Também podem ocorrer devido a uma saturação de sais no substrato ou um pH incorreto que impede a absorção de fertilizantes. Nós contamos-lhe tudo aqui, leia para saber mais.
Que é a carência de potássio na canábis?
A carência de potássio (K) é quando a planta não está a receber a quantidade correta deste elemento ou algo está a impedi-la de o absorver. Quando há uma deficiência de potássio, a planta manifesta sintomas específicos, que incluem:
Mudança de coloração das folhas, falta de crescimento de toda ou algumas partes da planta, necrose localizada ou mesmo morte da planta. A carência de potássio é bastante típica para as culturas realizadas na terra e ao ar livre. Por outro lado, é muito raro no cultivo hidropónico.
Que consequências tem a carência de potássio no cultivo?
Tanto a carência como o excesso de potássio no cultivo da canábis têm consequências prejudiciais para as plantas que se são deixadas sem tratamento, podem ser fatais.
Isto acontece porque o potássio é essencial para que a água chegue a toda a planta e regular a temperatura, para a respiração da planta, a sua transpiração e também para que as enzimas que produzem a fotossíntese sejam ativadas.
Além disso, o potássio desempenha um papel essencial no desenvolvimento de caules fortes e na construção da resistência a doenças, secas e mudanças de temperatura.
E o potássio é essencial em mais um processo: o desenvolvimento das flores. É por isso que é na fase de floração que as plantas precisam de mais potássio. O potássio é responsável pela acumulação de hidratos de carbono, que desempenham um papel importante na capacidade produtiva da planta.
Como reconhcer a carência de potássio na canábis?
Mientras antes reconozcas la carencia, antes podrás tomar medidas para remediarla. Toma nota de estas señales porque no es sencillo notarlo, y de hecho al comienzo puede que las plantas parezcan muy saludables. Pero si no lo reconocemos y tratamos inmediatamente empezaremos a sufrir más y más. La planta con deficiencia de potasio que ya ha pasado su fase inicial se reconoce por ser una planta débil.
Quanto mais cedo reconhecer a carência, mais cedo poderá tomar medidas para a remediar. Tome nota destes sinais porque não é fácil de notar, e de facto, no início as plantas podem parecer muito saudáveis. Mas se não a reconhecer e tratar imediatamente, começará a sofrer cada vez mais. Uma planta deficiente em potássio que já tenha passado a sua fase inicial é fácil de reconhecer porque é uma planta fraca.
A primeira coisa na qual se deve concentrar é nas pontas e extremidades das folhas, e especialmente nas folhas mais baixas e maiores. Se começarem a ficar castanhas ou a escurecer, é um mau sinal. Lembre-se que a deficiência de potássio afeta a regulação da temperatura e leva a queimaduras nas folhas.
Se o processo continuar, as manchas necróticas de cor de ferrugem começam a aparecer nas folhas após uma semana, e os espaços entre as veias tornam-se amarelos ou avermelhados. As veias também ficarão avermelhadas, e as folhas, à medida que morrem, ficarão amarelas no início e cinzentas no final, com as pontas enroladas para cima. Estes são sinais claros de deficiência de potássio.
Quando, pelo contrário, há excesso de potássio, a cor das folhas muda para um amarelo esbranquiçado, como se estas tivessem ficado descoloridas. No entanto, é raro encontrar casos de excesso de potássio.
Como resolver a deficiência de potássio?
A forma mais segura e conveniente de evitar a carência de potássio é usar uma terra de qualidade e específica, como a Canna Terra Professional ou outra terra de qualidade comprovada. Esta mistura de substrato assegura que você comece com as proporções ideais de NPK, pH e Ec.
Comprar Canna Terra Profesional
Para corrigir uma deficiência de potássio que acontece durante o cultivo, pode aplicar um fertilizante específico, tal como o Canna Potássio. Como sempre, é recomendável utilizar conforme a etiqueta do fabricante.
Puede ser que carencia de potasio no esté relacionada con la falta de este componente en el abonado de las plantas. En este caso, lo más seguro es que se trate de un problema relacionado con la calidad del agua o un tema de Ph o EC. Visita los siguientes artículos para ampliar las informaciones sobre estos temas:
A deficiência de potássio pode não estar relacionada com a falta de potássio durante a fertilização da planta. Neste caso, é mais provável que seja um problema relacionado com a qualidade da água ou um problema de Ph ou EC. Veja os seguintes artigos para obter mais informações sobre estas questões:
Outras deficiências da canábis
Neste blog sobre canábis temos outras monografias sobre outras deficiências comuns de canábis, que recomendamos visitar a partir dos links abaixo:
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo sobre a deficiência de potássio na canábis. Subscreva a nossa mailing list e siga-nos nas redes sociais para receber as nossas atualizações e continuar a ler com As melhores marcas de fertilizantes para a canábis.