Cochonilhas | Pragas da Canábis
As cochonilhas na canábis reproduzem-se rapidamente e podem até matar uma planta. De facto, é uma das últimas coisas que quer ver na superfície das folhas da sua planta. Estes pequenos insetos são particularmente apreciadores de plantas de canábis e podem propagar-se rapidamente por toda a cultura. Podem agir silenciosamente e são muito pequenos, por isso são normalmente difíceis de detetar e são muito resistentes a muitos inseticidas no mercado. Além disso, geram fungos que são muito prejudiciais para as plantas, uma vez que destroem as suas paredes celulares.
Cochonilha na canábis, que é?
Como já indicámos, é um inseto que prospera a altas temperaturas, em situações em que a água é escassa. Quer se queira cultivar dentro ou fora de casa, as hipóteses de apanhar cochonilhas na canábis são as mesmas. Esta praga é muito destrutiva e sedenta de seiva de marijuana. Uma substância que as suas plantas precisam em grandes quantidades para viver, prosperar e dar grandes rendimentos.
As cochonilhas fêmea são muito débeis e têm o tamanho máximo de uma cabeça de fósforo. Quando chegam a uma planta, perdem as pernas, o que lhes permite permanecer agarradas à planta. Os machos, por outro lado, têm asas. Isto permite-lhes circular mais facilmente. Estes insetos podem reproduzir-se muito rapidamente, o que é terrível para alguém que acabou de notar o aparecimento desta praga. Assim, as fêmeas podem reproduzir até 2000 larvas em condições ótimas. Estas criaturas crescem, em condições quentes e secas, com populações que duplicam em apenas 5 dias.
Sintomas da cochonilha
As cochonilhas na canábis não são a praga mais fácil de detetar. No entanto, reconhecerá os organismos pela sua cor branca ou castanha. Têm, também, um revestimento exterior branco muito reconhecível. Aparecem normalmente nos caules antes de se espalharem para o resto da planta. A presença do fungo do bolor negro é um sintoma claro de que a sua cultura pode estar a sofrer desta praga. Quando as cochonilhas estão presentes, geralmente libertam melaço que deixa as folhas brilhantes, pelo que é uma boa forma de detetar este inseto. Se começarmos a observar a presença de insetos, especialmente formigas, é um indicador de que podemos estar a sofrer de uma praga de cochonilha na canábis.
Prevenir o aparecimento da cochonilha na canábis
Um método para proteger as suas plantas de canábis das cochonilhas (ao ar livre) é criar uma barreira com plantas, como podem ser as roseiras, para impedir a chegada do inseto. Isto também serve como proteção contra outras pragas e um excelente ornamento para esconder a sua cultura. Precisamos de verificar a nossa barreira natural de antipragas para detetar o aparecimento deste inseto e impedir que atinjam a nossa cultura de canábis. Como já dissemos, a cochonilha adora o tempo quente. Portanto, se quiser evitar o seu aparecimento, crie condições climáticas adversas para esta praga (dentro de casa). Também não é bom exagerar com a humidade, por exemplo, pois pode favorecer o aparecimento de outras pragas tais como o fungo do míldio da canábis.
O que fazer quando a cochonilha aparece no cultivo da canábis?
Há muitas maneiras de pôr fim a estes insetos na canábis. Existem remédios caseiros para se livrarem das pragas, tais como o uso de joaninhas ou vespas parasitas podem ser boas opções, dado que comem este tipo de insetos. O importante, uma vez detetada a presença de cochonilhas na canábis, é acabar com eles o mais depressa possível e certificar-se de que não se espalharam por outras áreas. No entanto, a melhor maneira de se livrar da cochonilha na canábis é usar produtos de controlo de pragas para a canábis como estes:
- Tec-Fort: é um inseticida à base de extracto de crisântemo, com piretrinas naturais que favorecem o controlo de pragas. Para além das cochonilhas, é ideal para se livrar de outras pragas tais como tripes, moscas-brancas e pulgão. Também reduz os danos causados à planta por estas pragas e incentiva a recuperação das mesmas.
- Bio-Neem: outra opção antipragas que é ecológica e que promove a protecção das plantas através de extratos naturais da árvore do Neem. Para além de promover os efeitos biológicos da planta, Bio-Neem é muito útil para pôr fim a problemas que afetam a canábis, tais como Botrytis ou podridão cinzenta, oídio ou Fusarium.
Se gostou deste artigo recomendamos que subscreva a nossa mailing list e nos siga nas redes sociais e pode continuar a ler sobre Alelopatia no cultivo da Canábis: plantas benéficas para o cultivo e Insetos benéficos para a canábis.