Como diferenciar a canábis masculina da feminina?
Sem dúvida, esta é uma das perguntas que mais ouvimos das pessoas que estão a começar no mundo da canábis. Como diferenciar a canábis fêmea e macho é algo que sempre confunde muitos entusiastas. Esta distinção é fundamental para garantir a qualidade do produto final e afeta diretamente o processo de polinização, a produção de flores e a colheita. Enquanto as plantas fêmeas produzem as preciosas flores resinosas, as plantas macho são usadas principalmente para a produção de sementes e a reprodução genética. Neste guia completo, mostramos-te como identificar corretamente cada uma delas e o que fazer assim que o conseguires.
Canábis fêmea e macho
As diferenças entre uma planta de canábis fêmea e uma macho são visíveis, sendo uma das poucas plantas em que as diferenças na estrutura exterior indicam o sexo. Em outras plantas, é preciso procurar o sexo no ADN, o que não acontece com a canábis, que pode ser vista a olho nu.
Aqui mostramos uma imagem de uma planta macho e outra fêmea. Sabes qual é qual? Seja qual for a tua resposta, continua a ler para conhecer todas as diferenças e saber identificar cada uma, mesmo quando não é tão óbvio.
Diferenças detalhadas entre canábis fêmea e macho
Há uma diferença principal entre plantas de canábis machos e fêmeas, razão pela qual os entusiastas da canábis geralmente só se interessam pelas fêmeas.
Plantas de canábis fêmeas
Diferenciar macho e fêmea é uma tarefa muito importante, pois somente as plantas fêmeas têm propriedades ativas, por isso a maioria dos cultivadores se interessa apenas por estas plantas. Por propriedades ativas entendemos concentrações significativas de THC, CBD, CBN e outros canabinóides, ou seja, as flores resinosas ricas nesses canabinóides.
Plantas de canábis macho
O macho, por outro lado, não produz flores e não tem propriedades ativas, ou as tem em quantidades tão reduzidas que torna impossível o seu uso com os mesmos objetivos da planta fêmea. Além disso, o macho liberta pólen em vez de produzir flores, polinizando as fêmeas e fazendo com que deixem de produzir flores para gerar sementes. Portanto, se o objetivo é uma colheita para a produção de ingredientes ativos, assim que os machos forem identificados, devem ser removidos.
Oferecemos-te um conteúdo com todos os detalhes, e até um segredo muito importante, sobre a canábis macho, que podes consultar no seguinte link:
Plantas de canábis com ambos os sexos
É possível obter uma planta de canábis com ambos os sexos, embora não seja comum. Isso pode ocorrer devido a peculiaridades genéticas e à influência de fatores externos. Chamam-se plantas hermafroditas e normalmente não têm utilidade para nenhum entusiasta de canábis. Se tiveres uma planta hermafrodita, o melhor é removê-la, pois ela se auto-poliniza e produz sementes em vez de flores. O pólen também pode ser espalhado pelo ar e polinizar outras plantas próximas ou até mesmo a quilómetros de distância.
Como diferenciar a canábis fêmea da macho?
A planta de canábis fêmea produz flores, que inicialmente aparecem como pelos brancos alojados em pequenos cálices entre o caule principal e os ramos das folhas maiores. Do mesmo ponto, junto com a flor, cresce um ramo secundário que vai produzir mais flores. Explicando com mais precisão, as plantas fêmeas formam um cálice do qual nascem os pelos brancos chamados pistilos, que podem variar ligeiramente de cor dependendo da variedade. Aos poucos, os cálices vão crescendo, assim como o número de pelos, formando as flores que mais tarde se sobrepõem e endurecem.
A planta de canábis macho, por outro lado, produz pequenas bolas, que inicialmente ficam presas ao caule principal, mas depois pendem da mesma área onde a flor da fêmea se formaria. O sexo da canábis macho é fácil de identificar, pois geralmente as suas flores pendem para baixo, ao contrário das fêmeas que crescem para cima. Estas flores masculinas abrem-se em quatro sépulas, de onde surgem quatro estames que libertam pólen. Quando chegamos a este estágio, já não é seguro ter plantas fêmeas perto do macho, pois ele já pode estar a libertar pólen pelo ar. Antes que isso aconteça, o macho deve ser removido.
Para saber as diferenças entre plantas macho, fêmea e hermafrodita e evitar erros, mostramos uma tabela comparativa que resume as principais características de cada tipo de planta:
Característica Planta Fêmea Planta Macho Planta Hermafrodita Pistilos Sim Não Ambos Sacos de pólen Não Sim Ambos Altura Mais compacta Mais alta e delgada Intermédia Usos Produção de flores Produção de sementes Auto-polinização, risco de danificar o cultivo
Com esta tabela, podes identificar rapidamente as características mais importantes de cada tipo de planta e tomar decisões informadas para o teu cultivo.
Métodos para identificar o sexo antes da floração
Embora a maioria das plantas de canábis revelem o seu sexo durante a fase de floração, existem alguns métodos que permitem identificá-lo antes. Um dos mais eficazes é a análise de ADN, que permite detetar o sexo da planta nas suas primeiras etapas de desenvolvimento. Outro método, mais acessível mas menos preciso, é observar a pré-floração: nas primeiras 3-6 semanas de vida da planta, podem aparecer pequenas formações nos nós que indicam se a planta será macho ou fêmea. Embora estes métodos não sejam infalíveis, ajudam a ter uma ideia preliminar do sexo da planta.
O sexo geralmente é revelado durante a fase de pré-floração, entre a terceira e a sexta semana de crescimento. No entanto, existem métodos para identificá-lo antes.
Se deixares uma planta macho, ela libertará pólen que polinizará as fêmeas, resultando em flores com sementes, o que diminui a qualidade para o consumo.
Quando se pode saber o sexo de uma planta de canábis?
O que acontece se deixar uma planta macho no meu cultivo?
Conclusões
Agora já podes voltar a ver a foto que mostramos no início deste artigo. Temos a certeza de que agora não terás qualquer dificuldade em identificar qual é a planta de canábis fêmea e qual é a macho, certo?
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para te ajudar a diferenciar a canábis fêmea da macho. Continua a leitura com o nosso monográfico sobre a canábis mais potente. Muitas vezes não é fácil distingui-la da fêmea ou do macho, por isso estamos certos de que será do teu interesse.
Fundador da Experiencia Natural, criativo e empreendedor, designer, mestre em cultivo e marketing. Por uma normalização de todas as plantas e substâncias com os pacientes e utilizadores em primeiro lugar.