Deficiência de Magnésio na Canábis: guia e conselhos
A deficiência de magnésio na canábis age como um assassino furtivo contra as suas plantas. Assim, a marijuana pode não apresentar sintomas claros de deficiência de magnésio durante cerca de um mês. É neste moento que notará que a colheita parece doente, com folhas a cair a enrolar-se para baixo.
Fornecer a quantidade necessária de magnésio à canábis é vital, tanto para o crescimento como para que se mantenha saudável. O magnésio funciona melhor em combinação com o cálcio, uma vez que ajuda a absorver a quantidade certa de minerais vitais. Esta combinação é obrigatória quer esteja a cultivar canábis em meio hidropónico como nos cultivos tradicionais, em terra.
O que é o Magnésio nos cultivos?
O magnésio é um nutriente secundário para a planta canábis, o que significa que não é um dos 3 principais nutrientes da sua dieta, conhecidos como NPK. Embora seja um nutriente secundário, desempenha um papel fundamental no crescimento e floração, por isso, tanto a falta como o excesso deste elemento pode provocar grandes perdas.
O que é a Deficiência de Magnésio?
A deficiência de magnésio (Mg) é uma desordem nutricional sofrida pelas plantas quando o solo, ou o fertilizante, não fornece o suficiente deste elemento, causando uma série de sintomas de gravidade variável. Aqui estão alguns sintomas claros para detetar a deficiência de magnésio na canábis.
O magnésio desempenha um papel muito importante na saúde da canábis. É um nutriente secundário na planta e é responsável pela criação da clorofila. Sem a clorofila, a marijuana não seria capaz de realizar a fotossíntese.
Além disso, o magnésio ajuda a sintetizar os açúcares da canábis, proteínas essenciais e aminoácidos. Também ajuda na absorção do fósforo e ajuda a proteger a marijuana em condições de seca. O magnésio trabalha em conjunto com o cálcio para fornecer um equilíbrio de minerais essenciais na canábis. É um nutriente móvel, por isso as folhas da parte de baixo (as mais velhas) serão as primeiras a apresentar sintomas.
Como detetar a deficiência de magnésio na canábis
A deficiência de magnésio pode aparecer até 4 a 6 semanas antes de detetarmos os sinais. Entre os sintomas mais óbvios estão os seguintes:
- Amarelecimento à volta das veias das folhas de canábis. Não confundir com deficiência de ferro.
- Manchas castanhas nas folhas mais velhas (de baixo).
- Folhas verdes pálidas.
- As folhas mais velhas curvam-se, começam a secar e a cair.
- Aparência insalubre.
- Zonas com sinais de podridão.
- As pontas das folhas podem parecer ligeiramente queimadas.
- As folhas estão curvadas para baixo.
Causas da deficiência de magnésio
Algumas das causas que podem levar à deficiência de magnésio são:
- Falta deste elemento na terra ou na dieta da planta.
- O excesso de rega da marijuana pode remover uma grande quantidade deste nutriente.
- Um pH demasiado baixo do solo durante o cultivo.
- Usar substrato de coco e não adicionar um suplemento de magnésio.
Resolver a deficiência de magnésio na canábis
Para resolver uma deficiência de magnésio na canábis devemos seguir uma série de passos antes da aplicação deste nutriente, detalhados abaixo:
- Inicialmente, as plantas devem ser lavadas com um spray de água para remover resíduos ou nutrientes velhos das folhas.
- Em seguida, use um produto enzimático para lavar as raízes e o substrato para remover os sais e dar-lhes uma base equilibrada, em perfeitas condições.
- Procedemos então à correcção dos níveis de pH da cultura, se necessário, tanto na água como nos nutrientes. Os intervalos óptimos devem estar, no solo, entre 6,0 e 6,5; em substrato hidropónico ou coco, entre 5,5 e 6,5 pH.
Estes passos são úteis tanto para começar a corrigir uma deficiência de magnésio como para a prevenir. Uma vez tomadas estas medidas, podemo proceder à adição de um produto rico em magnésio.
Produtos com magnésio para a Canábis
Abaixo, vamos recomendar-lhe uma série de produtos para corrigir a deficiência de magnésio na canábis.
Sal de Epsom: Epsonite, ou sal de Epsom, vão fornecer às suas plantas de canábis o magnésio extra que elas precisam. Este produto económico irá impulsionar o metabolismo dos hidratos de carbono e a respiração celular. Basta dissolver 2 a 4 gramas de sais por litro de água e aplicá-lo foliarmente na sua planta de canábis.
Dolomite: com a Dolomite estaremos a resolver as deficiências de cálcio e magnésio na canábis, que estão diretamente relacionadas. É aplicado no substrato, onde estabilizará o pH da cultura e encorajará o aparecimento de bactérias e microrganismos benéficos.
Fertilizante enriquecido com magnésio: a utilização de um fertilizante para o cultivo da canábis que estimula a geração de magnésio na canábis é uma das melhores opções para eliminar completamente esta deficiência. Este é o caso do Canna Mono Magnésio, um estimulador mononutriente à base de magnésio que será o seu melhor suplemento nutricional para adicionar magnésio à canábis.
Fertilizantes de cálcio e magnésio: estes dois nutrientes para a canábis estão intimamente relacionados, pelo que aparecem normalmente juntos. É por isso que muitos fabricantes oferecem produtos ricos em ambos, facilitando assim a sua aplicação e assimilação por parte das plantas.
Outras deficiências da canábis
Neste blog sobre canábis temos outras monografias sobre outras deficiências comuns de canábis, que recomendamos visitar a partir dos links abaixo:
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo sobre a deficiência de magnésio na canábis. Subscreva a nossa mailing list e siga-nos nas redes sociais para receber as nossas atualizações. Não percas os nossos artigos sobre Super Soil para Cultivo de Canábis Orgânico e 20 Truques para Resolver Deficiências Nutricionais na Canábis.