Folhas Amarelas na Canábis | A Que Se Deve?
Algumas folhas estão a ficar amarelas? As folhas amarelas na planta da canábis podem aparecer por várias razões diferentes, motivo pelo qual pode ser difícil saber o que é que está a acontecer. Mas neste artigo vamos analisar qual é a forma de detectar o que causa este problema que os cultivadores desejam evitar.
Razões pelas quais Aparecem as Folhas Amarelas na Canábis
Há muitos factores que podem ajudar a que as folhas amarelas surjam na planta da marijuana. Desde um nível deficiente de pH, excesso de água e até deficiências de nutrientes. Este problema é um sintoma claro de existe alguma coisa mal no nosso cultivo. Por outras palavras, é a forma como a máquina nos avisa que algo não está a correr bem durante o seu funcionamento. Para minimizar este problema, devemos identificar a sua causa e para isso devemos analisar cuidadosamente o cultivo e observar qual dos seguintes problemas pode estar a ocorrer. Na maioria dos casos, o aparecimento de folhas amarelas na planta da canábis pode ser solucionado sem que tal chegue a afetar o rendimento da planta. O que causa as folhas amarelas na marijuana?
Nivel de pH descompensado
Seja qual seja o substrato no que se esteja a cultivar, ou seja, na terra, coco ou hidropónico, provavelmente a razão mais comum para as folhas amarelas na marijuana é que o pH perto das raízes é demasiado alto ou demasiado baixo. As plantas de marijuana têm dificuldade para absorver nutrientes quando o pH não é o correto. O resultado são deficiências de nutrientes, mesmo que os nutrientes estejam presentes perto das raízes.
Os sintomas mais claros de um nivel de pH incorreto são manchas de folhas amarelas e castanhas e as bordas das folhas queimadas.
Os cultivadores que não cuidam dos níveis de pH no seu cultivo correm frequentemente o risco de encontrar carências nutricionais na sua planta. Os níveis ideais de pH são:
- Solo: pH entre 6 e 7.
- Coco/Hidro: pH entre 5.5 e 6.5.
Para medir os níveis de pH na água utilizada para regar as plantas, podemos utilizar um medidor de pH digital que nos dará a informação necessária em poucos segundos. Se notarmos que os níveis não estão corretos, podemos corrigi-los com produtos para baixar o pH da água dura, tais como o pH Down da Hy Pro. Por outro lado, se for necessário subir o nível de pH, devemos utilizar produtos concebidos para este fim como pH + da Terra Aquatica.
Na imagem podemos ver traços amarelos nas folhas. Este tipo de mancha indica que não é uma deficiência de nutrientes, tais como o azoto. Neste caso, os sintomas foram o resultado do nível de pH demasiado alto.
inlineCat /Cultivo/Medición
Maus hábitos de rega
É muito mais comum o cultivador cometer o erro ao regar demais do que o contrário, embora os sintomas sejam muito semelhantes, sendo uma das causas mais habituais para o aparecimento das folhas amarelas na marijuana. Em ambos os casos, a solução é aprender a dar às tuas plantas a quantidade certa de água na altura certa.
O excesso de água é mais comum nas plantas jovens, dado que as suas raízes são mais fracas e costumamos ter a tendência de lhes dar mais água que aquela que necessitam. Da mesma forma, um solo com pouco oxigénio e com uma drenagem deficiente pode causar a mesma sensação de excesso de água nas plantas. Não prestar atenção suficiente às plantas pode causar problemas arriscados para o cultivo, o que geralmente se traduz na perda de folhas e em folhas amarelas na marijuana. Alguns dos sintomas de uma má rega da planta da canábis são:
- Plantas caídas: ainda que seja normal que as plantas decaiam um pouco quando as luzes se apagam, temos que observar que este tipo de sintoma não ocorra quando começa o ciclo de iluminação.
- Folhas inchadas devido ao excesso de água. Especialmente quando cultivamos uma planta pequena num vaso grande, existe um risco maior de nos excedermos com a quantidade de água.
- Folhas finas e pálidas devido à falta de água no seu interior. A falta crónica de água conduz a que a planta ganhe uma tonalidade amarela nas folhas.
O aspecto das folhas quando exageramos na rega é semelhante às da imagem abaixo. Como observamos, o amarelecimento das folhas e o seu decaimento é evidente.
Por outro lado, a falta de rega, embora seja mais invulgar, é também um problema que leva ao aparecimento das folhas amarelas na canábis. É difícil detectar este problema porque ele pode ser confundido com deficiências de nutrientes. A principal pista é que notamos que as plantas se animam cada vez que são regadas.
Para resolver os problemas das folhas amarelas na marijuana produzida por um problema de rega, temos de:
- Começar a cultivar com um substrato de qualidade.
- Verifica que as plantas estão num recipiente com o tamanho adequado.
- Se as plantas começam a perder a firmeza, imediatamente depois de ser regadas, estás a regar em excesso.
- Se notas como as folhas se animam quando as regas, é porque lhes estás a dar pouca água.
- Aprende a regar as tus plantas de canábis neste artigo.
Deficiência de azoto
As folhas amarelas na planta da canábis causadas por deficiência de azoto são muito características. O principal sintoma é que as manchas amarelas costumam aparecer na parte inferior da planta. Estas folhas têm uma textura suave e são facilmente arrancadas ou até caírem sozinhas. Assim, se vires uma folha amarela com uma textura seca e difícil de arrancar, podes excluir a deficiência de azoto.
Este problema ocorre geralmente quando as plantas esgotaram as reservas de azoto no solo. Isto é algo que tende a acontecer quando a planta da canábis está há demasiado tempo no mesmo recipiente sem ser devidamente nutrida. Assim, é pouco provável que este problema se verifique se tivermos fornecido a quantidade recomendada de nutrientes à nossa planta através da água.
O que é bom é que é um problema fácil de resolver:
- Teremos que oferecer à nossas plantas um nutriente vegetal à base de azoto, como pode ser o Canna Mono Azoto, que oferece às plantas a dose de nutrientes correta.
- Trasplantar a planta da canábis para outro recipiente com terra nova e oxigenada.
Queimaduras provocadas pela luz
Se expusermos a nossa planta a um excesso de luz ou a aproximarmos demasiado às luzes do cultivo, é muito provável apareçam folhas amarelas na planta de canábis. Obviamente, este amarelecimento aparecerá nas áreas mais altas da planta, onde a luz chega com mais força. Ao contrário das folhas amarelas causadas pelo excesso de água, quando as folhas são queimadas não são fáceis de arrancar e não caem sozinhas. Aparecem tarde na canábis, geralmente depois de a planta ter passado a sexta semana de floração.
Este problema surge quando as folhas trabalham demasiado em pouco tempo, o que as faz morrer mais cedo devido à sobreexposição à luz. Mesmo se regularmos correctamente a temperatura, podemos sofrer folhas amarelas na canábis se esta estiver demasiado perto da luz. Este tipo de queimadura é mais comum se utilizarmos sistemas mais potentes como HPS, LED ou LEC, mas também quando não há vidro protector entre a lâmpada e as plantas. Da mesma forma, a genética é determinante, visto que algumas plantas são mais sensíveis do que outras.
Para resolver o problema das folhas de canábis amarelas temos que:
- Afastar as luzes das plantas afectadas.
- Em caso de dúvida, respeitar as instruções dos fabricante referente à distância óptimas das luzes com respeito às plantas.
Problemas derivados da temperatura
Quando se vêem folhas amarelas na planta da marijuana próximas à luz, pode também ser devido a um problema de temperatura. Desta forma, para diferenciar os sintomas com os das folhas queimadas, terás de notar que as folhas começam a dobrar-se, adquirindo a forma de um taco de baseball.
Para ter a certeza que este é o problema, coloca a mão sobre as folhas afectadas e deixa-a lá durante cerca de 30 segundos. Se notas que o calor é insuportável, provavelmente também é insuportável para as tua plantas.
Embora seja raro que aconteça no interior, onde os cultivadores tendem a combater o calor em vez do frio, as temperaturas por baixo dos 10 graus também podem levar ao aparecimento das folhas amarelas na canábis. Para além de pararem o seu crescimento, algumas plantas morrerão se atingirem estas temperaturas. Por exemplo, se colocarmos o nosso cultivo numa cave com chão frio de betão, a temperatura pode matar as plantas.
Como resolver este problema?
- Como dissemos anteriormente, se não passa no teste da mão, a planta está a receber demasiado calor. Então teremos de subir a luz, afastando-a das plantas crescer a luz.
- Corrigir a temperatura se tivermos temperaturas nocturnas inferiores a 15 graus ou superiores a 29 graus durante o dia.
- A ventilação do espaço de cultivo é fundamental para regular a temperatura.
- As tuas plantas serão mais resistentes ao frio se mantiveres as suas raízes quentes. É por isso que se deve evitar colocá-las em superfícies excessivamente frias.
Se gostaste deste artigo recomendamos-te que leias um pouco sobre Quanta erva dá um planta? Guia sobre produção da Canábis e Compreender o Canábis ao nivel da Célula.
Fotos retiradas de Growweedeasy