Formigas | Pragas da Canábis
O artigo seguinte abordará a questão das formigas na canábis. Esta é uma praga que pode afetar muitas espécies vegetais e a canábis não se livra destes pequenos insetos, embora nem sempre seja perniciosa. Daremos então as chaves para detetar formigas nos cultivos e como eliminá-las.
Como Evitar as Formigas na Canábis?
Em muitos casos, as formigas são criaturas que não são necessariamente más para a canábis. Portanto, ver uma ou duas formigas nas plantas não é motivo de grande preocupação, especialmente num ambiente de cultivo bem cuidado. Mas, em grande número, podem causar, de forma indireta, muitos problemas que podem danificar a cultura.
Tal como as minhocas, as formigas são uma parte natural do ambiente da canábis. Como tal, ajudam a arejar o solo para fornecer mais oxigénio às raízes. Também transformam e criam nutrientes para as plantas através da decomposição da matéria orgânica no solo. No entanto, podem tornar-se um problema quando as formigas na canábis aparecem em excesso.
Em casos extremos, as formigas criam montes de terra que perturbam a absorção de água e nutrientes pela planta, resultando no bloqueio de nutrientes. Como resultado, as raízes são danificadas e a produção de flores vê-se prejudicada. Além disso, uma colónia de formigas tende a trazer outras pragas, tais como afídeos e cochonilhas. Se não forem controladas, estas pragas irão destruir ainda mais a cultura.
Para se livrar das formigas, vamos falar sobre algumas medidas preventivas que são também excelentes métodos de tratamento. Estas dicas são naturais e seguras tanto para plantas, animais e seres humanos. Mas primeiro, é necessário conhecer os sintomas mais óbvios das formigas na canábis.
Sintomas de Formigas na Canábis
Quando as pragas atacam as plantas, deixam frequentemente sinais visíveis que ajudam a descobrir qual a espécie de inseto que é o culpado. No caso de uma infestação de formigas, um indicador é a presença de afídeos e moscas-brancas, bem como de cochonilhas. Existem outros sinais reveladores, como podem ser os seguintes:
Formigas sobre as Plantas
Como mencionado, as formigas são comuns num ecossistema saudável, especialmente ao ar livre. Mas se virmos um enxame deles a aproximar-se da planta, então é um sinal claro de uma praga. Significa também que um fator no ambiente de cultivo pode estar desequilibrado.
Embora encontrar a localização das formigas possa ser difícil, é importante localizar o seu ninho para que o possamos fechar. Para o fazer, basta segui-las, pois elas levá-lo-ão a uma ou duas das suas colónias. Uma vez localizadas, serão fáceis de eliminar utilizando os métodos descritos abaixo.
Montículos sobre as Plantas
Quando se vêem montículos de terra que não deveriam estar lá, então é comum a presença de formigas na canábis. O mais importante é que as formigas não construam colónias, dado que isto causará danos no sistema radicular. Além disso, é apenas uma questão de tempo até que comecem a percorrer outros espaços, tais como a cozinha de uma casa.
Plantas em Mau Estado
Um sintoma comum da presença de formigas na canábis é a saúde deficiente da cultura. Como mencionado, as infestações de formigas na canábis arruínam a qualidade do solo e causam problemas para as plantas. Portanto, é comum que a cultura comece a mostrar alterações de aparência, tais como o amarelecimento das folhas.
Em casos graves, as folhas da planta de canábis podem também começar a cair, o que é um sinal de desidratação. Pior, esta condição pode levar a uma redução da resistência contra o bolor e as doenças. No pior dos casos, poderia levar a uma morte prematura da canábis.
Presença de outras Pragas
As formigas na canábis podem ser causadas pela presença de outras pragas. Assim, afídeos, cochonilhas e moscas-brancas podem produzir melaço. O melaço é um tipo de açúcar natural que as formigas adoram, pelo que serão particularmente atraídas por uma cultura com melaço produzido por outras pragas.
Embora seja verdade que as formigas matarão afídeos para alimentar-se, também significa que estão a criar um lar para estas pragas. Isto significa um duplo problema para as plantas, uma vez que tanto as formigas como os pulgões em excesso são maus. Por conseguinte, a sua eliminação é uma prioridade. Felizmente, uma vez o cultivador se livra de qualquer uma das pragas, isto reduz as hipóteses de sobrevivência da outra.
Como Eliminar a Presença de Formigas na Canábis?
Embora haja uma série de inseticidas para formigas, a maioria destes não são amigos das plantas e é melhor deixá-los de lado. Felizmente, existem muitas opções seguras e orgânicas para eliminar estas pragas. O melhor de tudo é que servem tanto como métodos de prevenção como de tratamento. Abaixo, falaremos sobre como aplicá-los para obter os melhores resultados.
Canela, Pimenta-de-Caiena ou Café
Estes não são os ingredientes de um novo cocktail sem álcool, mas podem ser um bom aliado na eliminação de formigas de uma forma amigável para as plantas. Ao entrarem em contacto com elas, estes ingredientes domésticos comuns repelem e matam formigas em minutos.
Em particular, a canela moída faz o trabalho mais rapidamente. Para a utilizar, é aconselhável encontrar uma área propícia a formigas e simplesmente polvilhar a canela moída com uma colher. Isto afugentará as formigas e impedi-las-á de lá voltarem. É claro que este é um método completamente orgânico de matar formigas na canábis.
Em particular, a canela moída faz o trabalho mais rapidamente. Para a utilizar, é aconselhável encontrar uma área propícia a formigas e simplesmente polvilhar a canela moída com uma colher. Isto afugentará as formigas e impedi-las-á de lá voltarem. É claro que este é um método completamente orgânico de matar formigas na marijuana.
A pessoa que encontre as colónias pode usar uma dose extra de canela, misturando-a com a mesma quantidade de água que nós damos às plantas. Em seguida, despejá-la sobre o monte para enviar as formigas para uma doce morte. Também se pode verter esta mistura sobre a camada superior do solo à volta da planta para garantir que não voltam.
Farinha de Milho
Para manter baixa a população de formigas na canábis, é possível polvilhar um pouco de farinha de milho nas aberturas dos ninhos de formigas. Devido ao seu material resistente, a farinha de milho é muito dura e difícil de digerir para o estômago das formigas e faz com que estas morram de indigestão. Como bónus, os corpos das formigas mortas decompõem-se no solo e adicionam mais nutrientes às plantas.
Desfazer-se do Pulgão e Afídeos
Como mencionado, as formigas são atraídas pela substância doce pegajosa (melaço) produzida por pragas como os afídeos. Outros insetos que segregam melaço são moscas-brancas e cochonilhas. Assim, a eliminação destas pragas ajuda a resolver o problema das formigas na canábis.
Por normal geral, a melhor maneira de evitar que todos os tipos de insetos se instalem no jardim é mantê-lo limpo. Por conseguinte, é excelente certificar-se de deitar fora quaisquer cortes ou partes de plantas podres e eliminá-los adequadamente. É também aconselhável utilizar as técnicas de rega corretas para evitar o excesso de rega, que atrai os insetos.
Introduzir Insetos Benéficos
Embora as formigas proporcionem benefícios ao solo, não são consideradas insetos benéficos, uma vez que destroem os sistemas radiculares quando a população é grande. Existem também outros excelentes oxigenadores e decompositores, tais como minhocas e nematelmintes. Como tal, enriquecem o solo sem supor nenhum risco para as plantas.
Outros insetos benéficos para a canábis são joaninhas e louva-a-deus que se alimentam de pragas comedoras de plantas como os afídeos. Também matam cochonilhas, moscas-brancas, ácaros-aranha e até lagartas. A longo prazo, ter insetos benéficos proporciona um sistema de controlo de pragas mais fiável do que outros pesticidas.
Manter Limpo o Cultivo
Um ambiente bem equilibrado é a melhor defesa contra qualquer tipo de pragas ou doenças e, claro, também para as formigas na canábis. Para o conseguir, é bom verificar o pH do solo cada vez que se adiciona qualquer produto. Isto inclui a canela moída e outros produtos naturais discutidos acima. Portanto, é melhor comprar um medidor de pH.
Outra excelente forma de otimizar o jardim é utilizar fertilizantes orgânicos de alta qualidade, tais como os baseados em guano de minhoca. Em geral, deve ser criado um clima de crescimento confortável, proporcionando a temperatura e humidade adequadas. Juntamente com a quantidade certa de luz e água, estes fatores irão proteger as plantas de pragas e doenças. Acima de tudo, isto aumenta a capacidade da cultura de produzir flores enormes.
Terra Diatomácea
A terra diatomácea é feita com fósseis triturados e é afiada e mortal para qualquer inseto de corpo mole, como as formigas. Como tal, é uma solução surpreendente para qualquer problema de pragas, especialmente porque é segura para as plantas, animais de estimação e pessoas. A terra de diatomáceas é, portanto, ótima para matar formigas na canábis.
Para o utilizar, o produto deve ser polvilhado no solo em redor das plantas. Quando as formigas entram em contacto com a terra de diatomáceas, esta irá quebrá-las e levá-las a desidratar e a morrer. Para um maior efeito, pode ser combinado com canela moída de cheiro forte.
Como em qualquer outro tipo de controlo de pragas, a aplicação de métodos naturais é melhor para as plantas de canábis. Isto garante a segurança para o ambiente, bem como para a pessoa que utiliza os rebentos. Uma vez que as formigas são geralmente fáceis de eliminar, não vale realmente a pena recorrer a pesticidas químicos, embora os inseticidas naturais como o Neem possam ser de grande ajuda.
E este foi o nosso artigo sobre formigas na canábis. Podes continuar a ler sobre Combinar comida com canábis: As chaves para o êxito e Bancos de sementes espanhóis: quais são os melhores?