A Marijuana Reduz a Apneia do Sono
De acordo com vários estudos científicos realizados por prestigiosas instituições, a maconha reduz a apneia do sono de forma significativa. Apesar de que os pacientes afectados por esta doença desconhecem, na sua maioria, esta propriedade do canabis, a realidade é que existe diversa documentação que confirma os benefícios do uso da maconha para aliviar a apneia do sono.
A apneia do sono
Sempre que escrevo um artigo sobre a marijuana medicinal penso no mesmo, os governantes, meios de comunicação e, em geral, todos aqueles que não falam destas coisas… É tão importante o que têm para dizer-nos que nunca falam disto? A realidade diz-nos que não. Vivemos num mundo no qual, se nos deixamos levar por aqueles de nos deveriam guiar, normalmente terminamos mal.
Temos que procurar, buscar nos meios especializados e verificar a informação. Só desta forma podemos conseguir saber a verdade. E a verdade é que a maconha é uma planta com muitos usos e benefícios diferentes, o que é tudo o contrário do que nos faz acreditar a sociedade, criminalizando-a apesar de que muita gente poderia melhorar a sua qualidade de vida graças a ela, como acontece com a gente que sofre de apneia do sono.
A apneia é a doença dentro dos transtornos respiratórios mais frequente durante o sono, existem milhões de pessoas que sofrem com ela em todo o mundo, e estima-se que pelo menos 4% dos adultos tem a sua vida condicionada por culpa deste transtorno. Também é conhecida pelo nome de síndrome de hipersónia e respiração periódica (SHRP).
A apneia do sono manifesta-se como uma interrupção temporal da respiração enquanto dormimos, com uma duração de mais de 10 seguros, o que provoca um colapso. Se a apneia é leve, as interrupções acontecem entre 10 e 20 vezes por hora, se é moderada entre 20 y 30 vezes por hora enquanto que a severa acontece mais de 30 vezes por hora.
Existem 3 tipos de apneia do sono, a obstructiva, provocada pelo relaxamento dos tecidos moles da parte posterior da garganta. A central, onde é o cérebro que deixa de enviar o sinal que nos faz respirar de forma automática e a mista, que costuma começar como a central para terminar com um componente obstructivo.
Os riscos desta doença são muitos, sonolência, transtornos cardiovasculares e respiratórios, assim como psicológicos, cognitivos e intelectuais. Além disso duplica as probabilidades ter cancro no futuro.
Os tratamentos para esta doença consistem em dispositivos para ajuda à respiração, os quais devem estar conectados ao paciente durante as horas de sono. A outra opção são os procedimentos cirúrgicos, mediante correcções ou a instalação de um dispositivo no paladar.
Maconha para a apneia do sono
A maconha no tratamento da apneia, tal e como comentamos antes, está bastante documentada porque existem um enorme interesse dos científicos que trabalham com esta doença.
No ano 2002, os investigadores da Universidade de Illinóis em Chicago publicaram a seguinte informação no Journal of the American Academy of Sleep Medicine:
“Potent suppression of sleep-related apnea in rats administered either exogenous or endogenous cannabinoids.”
Num estudo com ratos de laboratório, constatam uma potente supressão da apneia do sono graças aos canabinóides exógenos e endógenos. Utilizando o Delta 9 THC (exógeno) ou a Oleamida (endógeno) foi possível estabilizar a respiração durante o sono e bloquear a indução exagerada de serotonina que produz a apneia. O estudo completo pode ser consultado neste link.
Posteriormente, no ano 2003, outros investigadores descobriram e constataram uma grande melhora na qualidade do sono devido a outro endocanabinóide (que são os produzidos pelo nosso corpo), a Anandamina, que se pode aplicar para a apneia ou para outros transtornos do sono. O estudo completo pode ser consultado aqui.
No ano 2004 outra equipa de investigadores realizou outro estudo, double-blind e com controlo placebo, onde puderam constatar a melhora na qualidade do sono em adultos graças ao Delta 9 Tetrahidrocanabinol. Neste estudo, além de servir para outros transtornos do sono, também tem aplicações para a apneia do sono. Este é o link para o estudo.
Finalmente o Dronabinol, um medicamento com THC aprovado pela FDA (Food & Drug Administration) para reduzir as náuseas e os vómitos com a quimioterapia, foi utilizado por investigadores como Michael Calik para comprovar que reduz a apneia do sono devido à sua acção nos receptores endocanabinóides que temos no nosso sistema nervoso periférico. O THC presente neste medicamento consegue aumentar a tonificação muscular na parte da garganta que normalmente causa a apneia, promovendo uma melhora substancial nos pacientes examinados.
Deixamos-vos este video no qual um telejornal americano refere os benefícios da maconha para a apneia do sono e isto é o que queremos ver mais nos meios de comunicação, coisas que ajudam a sociedade! Divulga e partilha!!
Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site. Sds.