Micróbios benéficos para a Canábis: como promover a sua aparição?
A micro-vida do solo pode ser um grande aliado para o desenvolvimento de plantas de canábis. Existem micróbios benéficos para a canábis que trabalham em simbiose com ela para impulsionar as suas defesas e estimular o seu crescimento. Hoje vamos dar algumas noções sobre os microrganismos benéficos a canábis com a técnica (EM). Este procedimento é utilizado em países como o Japão para garantir a resistência dos seus cultivos. Para tal, explicaremos como fazer um concentrado com micróbios benéficos para a canábis completamente artesanal. Um fertilizante biológico cheio de vida que será muito benéfico para o desenvolvimento bem sucedido do nosso cultivo e que poderás fazer tu mesmo.
O que são os micróbios benéficos para a canábis?
Este concentrado envolve um processo de fermentação utilizando uma mistura feita a partir de cereais ou farelo de arroz. Durante este processo, são libertados organismos eficazes, que são chamados (EM) ou bokashi. Esta micro-vida, quando entre em contacto com resíduos alimentares, transforma-os num fertilizante orgânico benéfico. Em combinação com um substrato para a canábis, resultará num solo rico em actividade microbiana que fornecerá os recursos necessários para que as tuas plantas se desenvolvam de forma óptima, assegurando uma absorção adequada dos nutrientes e aumentando as suas defesas.
Receita para o concentrado de micróbios benéficos para a canábis artesanal
Este procedimento é interessante para aqueles que estão a considerar o cultivo biológico da canábis.
- Para começar com a preparação da mistura com micróbios benéficos para a canábis, teremos de colocar arroz em água sem cloro, dentro de num frasco ou balde com tampa. O objectivo é agitar o frasco fechado com a finalidade de extrair o amido dos grãos de arroz.
- Quando observamos que a água se torna esbranquiçada, guardamo-la. O arroz pode voltar a ser utilizado no futuro.
- Depois, voltamos a colocar a tampa, sem a fechar completamente, e deixá-la num local fresco e escuro durante uma semana. Após este tempo, removemos a camada superior de resíduos e guardamos o líquido para continuar o procedimento.
- No passo seguinte, utilizaremos leite. Teremos de utilizar 10 partes de leite para cada parte de água de arroz que tivermos. Depois de os misturar teremos de os deixar a repousar durante mais uma semana.
- Nesta altura teremos gerado uma boa actividade bacteriana e teremos uma camada na parte de cima do vaso que poderemos utilizar para fertilizar o nosso cultivo. Embora a maior parte dos micróbios benéficos para a canábis esteja no soro líquido, estes estão, no entanto, numa forma inactiva.
- Nesta altura, adicionar uma colher de mel ou melaço ao líquido. Desta forma, estaremos a fomentar o aparecimento dos microrganismos, ao alimentá-los.
- Depois reservamos o líquido num local fresco e seco para utilização posterior. Para tal, só precisamos de misturar uma parte do nosso concentrado com 20 partes de água sem cloro. Nesta altura, teremos o nosso EM completamente pronto a ser utilizado.
Utilização do concentrado de micróbios benéficos para a canábis
Para utilizar o concentrado de micróbios benéficos para a canábis, vamos utilizá-lo como compost e depois misturá-lo com a terra para obter um substrato eficiente e totalmente orgânico. Se ainda não sabes como fazer compost caseiro para canábis, temos várias alternativas de fertilizantes orgánicos na nossa loja. No caso de o quereres fazer de forma artesanal, terás que conseguir um balde no qual introduzirás uma camada de compost, seguida de uma camada do concentrado de micróbios benéficos para a canábis, como se fosse uma lasanha, até enchermos o balde inteiro. É importante compactar as camadas e depois fechar hermeticamente o balde. Desta forma, evitamos que o oxigénio penetre na mistura, uma vez que pode afectar o desenvolvimento adequado do nosso compost baseado em micróbios benéficos para a canábis.
Finalmente, misturar o compost com a terra para o cultivo escolhida e deixá-los repousar durante cerca de 2 semanas. A proporção recomendada para que esta mistura seja tão eficiente quanto possível é de duas partes de terra para uma parte de compost.
Se gostaste deste artigo sobre os micróbios benéficos para a canábis recomendamos que leias um pouco mais sobre Temperatura no cultivo da canábis: qual é a indicada? e A melhor canábis feminizada de 2020: descobre as melhores genéticas.
Imagem retirada de Pixabay