Os Tripes | Pragas na Canábis
Hoje falaremos de uma das pragas mais comuns que afetam as plantas de canábis: os tripes. São insetos da família Thysanoptera, uma ordem de pequenos insetos Neoptera, chamados tripes ou vermes da madeira. É uma praga que afeta as plantas de canábis e outras espécies vegetais. Esta praga danifica as plantas e se não forem tomadas medidas, sugam a seiva da planta até à sua morte e passam depois para outra planta. São, também, muito perigosos porque podem transportar consigo outros tipos de doenças, que podem infetar as plantas.
Como reconhecer a praga de tripes na canábis?
Na forma adulta, os tripes podem medir entre 0,9 e 1,2 mm, sendo as fêmeas maiores do que os machos. Têm duas asas, as quais são pouco visíveis, uma vez que estão sempre apertadas contra o corpo. Têm, geralmente, uma cor acinzentada ou amarelada. Podem ter manchas ou ser lisas e a forma do corpo é linear.
Tem duas antenas e várias pernas e move-se normalmente ao longo das veias das folhas. Ao contrário de muitas outras pragas da canábis, os tripes reconhecem-se melhor olhando para a parte superior das folhas do que para a parte inferior.
Para reconhecer esta praga, uma vez que muitas vezes estão escondidas nas veias das folhas e não são facilmente vistos a olho nu, é necessário olhar para os danos que causam. Especificamente, os tripes fazem sulcos nas folhas da canábis, estes podem ser de tamanhos diferentes e podem ser percebidos como se tivessem comido parte do tecido vegetal, exceto por uma ligeira camada superior.
Como atacam os tripes as plantas da canábis?
Esta praga não é uma das mais agressivas, embora não deva ser desprezada, pois enfraquece a planta, reduz a colheita e aumenta as hipóteses que outras pragas, doenças e fungos penetrarem na planta.
Os tripes são bastante discretos, e como não se reproduzem muito rapidamente, é possível que as plantas tenham alguns espécimes. A forma de saber se os tem ou não é verificar folha por folha todas as veias que as compõem, especialmente as principais, à procura destes insetos alongados.
Normalmente estão parados, motivo pelo qual é mais difícil vê-los, embora haja um truque para que se mexam e assim sejam detetados mais facilmente, basta bater nas folhas para as pôr a mexer e depois vê-las a correr nas veias das folhas.
Deve ter-se especial cuidado quando se cultiva no interior, especialmente em locais rurais, bem como para prevenir outras pragas e fungos, é recomendável mudar de roupa ao entrar na sala de cultivo de modo a não trazer pragas que se possam reproduzir no interior.
Como prevenir os tripes na Canábis?
Antes de mais, o cuidado e a limpeza são a base para evitar tripes e outras pragas de canábis. As boas práticas incluem:
- Mudar de roupa ao entrar na cultura
- Limpeza regular da área de cultivo com produtos desinfetantes.
- Cultivar espécies vegetais que mantêm os afídeos afastados: urtigas, calêndula, absinto, madressilva, hortênsia, tulipas…
- Cultivar estirpes de canábis mais resistentes a pragas.
- Utilizar preventivos ecológicos, como o óleo de neem, embora também existam soluções sem ter de gastar dinheiro, fazendo uma infusão à água com urtigas, alho ou nicotina. Neste vídeo pode ver como se faz uma infusão de urtiga:
Como eliminar os tripes na canábis?
Quando a praga já está nas plantas, não a podemos evitar, temos de a curar. Estas são as soluções possíveis para eliminar os tripes da canábis.
É melhor utilizar remédios naturais, soluções ecológicas que não prejudiquem as plantas ou o ambiente. Os predadores naturais são uma boa opção, embora às vezes sejam difíceis de obter e utilizar (podem escapar ou morrer), entre eles encontram-se Ambliselius cucumeris ou Ambliselius degenerans, e também se podem utilizar Orius laeviatae.
Também se pode obter um inseticida biológico, o próprio Neem pode ser utilizado em maiores quantidades, embora o seu efeito muitas vezes não seja suficiente. Para um efeito total, desde que o produto seja bem aplicado, podemos recorrer às piretrinas, perfeitos para eliminar a praga do tripes da canábis, embora com um certo período de segurança, o que significa que não podemos colher a planta até que o fabricante do produto fitossanitário o indique, porque ainda há restos do inseticida na planta.
Descubra mais pragas da canábis como a de pulgão, ácaro-aranha e mosca-branca para que os possa evitar!
Imagem de Wikicommons