Blog sobre la Marihuana | Experiencia Natural
Inicio » Cultivo de canábis » 5 remédios caseiros para a canábis (fungos e pragas)


15.04.24

5 remédios caseiros para a canábis (fungos e pragas)

Nem tudo tem de ser comprado! Neste artigo contamos-te quais são os nossos 5 remédios caseiros favoritos para pragas na canábis. Toma nota, todos eles estão feitos com ingredientes que costumamos ter em casa e são grátis.

Remedios caseros para la marihuana (plagas y hongos)
Truques caseiros para eliminar pragas e fungos da Canábis de forma caseira e quase grátis.

5 remédios caseiros para a canábis

Pode que seja um dos piores pesadelos que pode sofrer um cultivador: os insectos e os fungos. Trazemos-te uma conjunto de remédios caseiros para pragas na canábis que te podem ajudar a ultrapassar este mau momento e por as tuas plantas a produzir ao máximo e cheias de saúde.

Porquê utilizar um remédio caseiro para as pragas na marijuana?

Evidentemente no mercado tens pesticidas, insecticidas e fungicidas muito efectivos e fáceis de conseguir em qualquer loja online ou numa loja de bairro.

Então qual é o problema?

É que, sendo certo que existem alguns produtos biológicos – como os que são feitos à base de óleo de neem -, em geral não deixas de estar a aplicar muitos produtos e compostos, muitos deles químicos, no teu cultivo.

Além disso, se a sustentabilidade não te preocupa excessivamente, existe outra vantagem, mais mundana, que de certeza te afecta: o preço destes produtos. Realizar um tratamento com eles supõe um desembolso económico que talvez não queiras assumir. E mais se o podes evitar.

Utilizando um remédio caseiro estarás poupando e saberás exactamente o que estás a aplicar às tuas plantas.

Que pragas podem ser tratadas com remédios caseiros?

Na realidade a maioria das ameaças para a canábis têm uma solução caseira. Fungos, pulgões, ácaros, larvas… podes controlá-los todos com produtos fáceis de encontrar e que, em muitos casos, tens na tua casa.

Neste artigo deixamos-te remédios caseiros contra 5 pragas que se costumam encontrar nas plantações de canábis. Toma nota porque de certeza que mais de uma vez te vão ajudar a livrar-te de um problema.

#1 – Remédio caseiro para fungos na marijuana

Os temidos fungos representam um dos inimigos naturais das nossas colheitas. Estão escondidos à espera que as condições ambientais sejam as ideais para invadir as plantas.

A nivel preventivo, o primeiro que te temos que recomendar é que controles a humidade, especialmente no interior. E que ventiles o espaço de cultivo para evitar a proliferação dos fungos.

Além disso, e como um último conselho, recomendamos-te que sejas extremamente limpo. Não deixes folhas mortas nem outro tipo de material orgânico por aí. E utiliza lixívia entre cultivos para deixar tudo desinfectado.

Os fungos mais comuns são:

  • Botrítis: expande-se de uma forma muito rápida deixando as tuas plantas com necroses e cor acizentada.
  • Míldio: se vês manchas amarelas na parte de trás das folhas, tens que estar atento porque podem estar a ser atacadas por este fungo.
  • Oídio: surge nas folhas e acaba por invadir o caule com um pó esbranquiçado.
  • Fusarium: observa os caules e se vês surgir podridão e as folhas vão ficando de cor amarela, a resposta pode ser um ataque deste fungo.

Para prevenir o aparecimento destes convidados chatos que podem ser letais para as colheitas, recomendamos que utilizes:

  • Cavalinha: ferve 100 g de planta num litro de água, filtra-o e rega as plantas com ele.
  • Calda Bordalesa: aqui necessitarás alguma coisa um pouco mais especial. Basicamente 10g de hidróxido de cálcio e 10g de sulfato de cobre, ao qual deverás adicionar um litro de água e filtrar. Depois vaporiza as folhas da tua planta com este remédio eficiente.
  • Bicarbonato de Sódio: especialmente recomendado para combater o míldio mas é efectivo contra todo o tipo de fungos. Não pode ser mais fácil de preparar: 2 Lt de água, uma colher de sopa de bicarbonato, 1,5 colheres de sopa de óleo (vegetal) e meia colher de sobremesa de sabão natural.

Outra opção para ter menos problemas com este tipo de pragas é conseguir plantas de canábis com floração rápida. Estas são as mais rápidas de 2018!

#2 – Remédio caseiro contra o Pulgão

Outro dos problemas habituais é o pulgão, que se alimenta das plantas chupando a sua seiva. Como não deixam perfurações visíveis, muitas vezes demoramos muito tempo em detectá-lo. E, com velocidade que se reproduz, pode matar uma colheita à velocidade da luz.

Insistimos na prevenção através de um ambiente e zonas de cultivo limpas. Contudo também se pode ajudar a planta com a plantação de outras espécies vegetais ao redor, como madressilva ou as urtigas, que tornam os arredores mais seguros para a maconha.

Quando já é demasiado tarde, terás que recorrer a alguma destas soluções caseiras:

  • Caldo de urtigas: introduz num litro de água 200g de urtigas frescas e 40g de urtigas secas. Deixa a mistura repousar durante uma semana e depois adiciona 100ml desta mistura devidamente filtrada num litro de água e pulveriza as plantas com ela.

#3 – Remédio caseiro contra o ácaro-aranha

Ainda que o nome pareça o de um aracnídeo terrível, na realidade falamos de um ácaro diminuto de menos de meio centímetro.

Se tens ácaro-aranha, só a verás quando tenhas uma colónia já considerável e pela teia protetora que tecem na parte de baixo das plantas. É precisamente devido ao seu pequeno tamanho que não se conseguem encontrar individualmente. Deverás sempre verificar a parte de baixo das folhas, de forma periódica para não seres apanhado desprevenido, dado que esta praga se vê como uns grãos de pó ligeiramente amarelos.

Para acabar com o ácaro-aranha (e com qualquer tipo de ácaro) utilizando um método caseiro necessitarás:

  • Alho e malaguetas: ainda que te possa parecer um condimento para a massa, a realidade é que é uma solução muito efectiva. Necessitas de meia cebola, 2 malaguetas e 2 dentes de alho. Trituras tudo e introduzes em água durante dois ou três dias, posteriormente filtra-se e adicionas 3 litros de água para regar com esta mistura.

#4 – Remédio caseiro contra a mosca-branca

Se um dia encontras minúsculas moscas com uma cor esbranquiçada, tens que pôr as mãos à obra de forma imediata. Não desvalorizes a mosca-branca porque devora tudo de forma muito rápida. Costuma aparecer na parte de baixo das plantas e na terra.

Felizmente o remédio contra a mosca-branca é fácil de fazer:

  • Alho: bem, na realidade é um pequeno cocktail com o que pulverizar as plantas. Põe 3 ou 4 dentes de alho em álcool a 96º e deixa-os repousar durante cerca de dois dias. Utiliza o resultado para vaporizar a plantação.

#5 – Remédio caseiro contra caracóis e lesmas

Quando chega o calor, as lesmas e os caracóis saem da sua hibernação e procuram ferozmente por todas as plantas que estejam ao seu alcance.

Para eliminar as pragas tão chatas, o melhor é utilizar armadilhas. Se durante a noite deixas sacos com laranjas, alface ou um pano impregnado com cerveja (gostam mais dela do que os ingleses), de manhã terão caído no seu interior.

Infelizmente existem muitas ameaças para as nossas plantas, mas felizmente temos remédios fáceis e caseiros para a sua eliminação.

Existem alguma praga que queiras eliminar? Só tens que dizer-nos qual e te ajudaremos com a solução.

Gostas-te do nosso artigo? Também temos informação no nosso blog sobre outros temas que te podem interessar como utilizar a marijuana para fazer um chá e como reconhecer a canábis de boa qualidade.

¡Haz clic para puntuar esta entrada!
(Votos: 1 Promedio: 5)
Palavras relacionadas:
5 remédios caseiros para a canábis (fungos e pragas)
5 remédios caseiros para a canábis (fungos e pragas) Truques e remédios caseiros para a maconha, termina com muitas pragas e fungos, tudo isto com produtos que costumamos ter em casa e sem gastar nada.
http://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

Ainda não existem comentários para "5 remédios caseiros para a canábis (fungos e pragas)"

  • O 07.05.2021 , Clarou comentou:
    Avatar for Clarou

    No caso do remédio .de alho e malagueta … é só para rega ou para burrifar as plantas…quando já está tudo morrendo,e as aranhas são visíveis?

  • O 25.10.2020 , Magda comentou:
    Avatar for Magda

    Pequenas lagartas nas folhas, o que se faz? O mesmo que se faz caso sejam lesmas?

  • O 26.07.2020 , Dora Aventureira comentou:
    Avatar for Dora Aventureira

    Tenho um pé de maconha bem novinho, estou colocando cascas de ovos e cascas de abóboras para adubar… Tem algum problema?

  • O 26.07.2020 , Dora Aventureira comentou:
    Avatar for Dora Aventureira

    Tenho um pé de maconha bem novinho, estou colocando cascas de ovos e cascas de abóboras para adubar… Tem algum problema?

  • O 24.06.2020 , Luís Pedro Martins de Freitas comentou:
    Avatar for Luís Pedro Martins de Freitas

    Boas, tenho caracóis invadindo as minhas plantas, o que posso fazer para evitar que os caracóis me comam as plantas?

  • O 07.06.2020 , DALVARO O NETO comentou:
    Avatar for DALVARO O NETO

    Olá, tenho duas automáticas onde 1 morreu com um tombamento devido ao caule ter afinado na base, e a outra está apresentando o mesmo problema. Ouvi falar sobre um fungo na terra que provoca isso, alguma dica??

  • O 25.05.2020 , Rui comentou:
    Avatar for Rui

    Boa tarde a todos, novo nestas andanças , segunda vez que planto outdoor , a primeira foi há uns anos joguei uma semente no quintal e sem qualquer atenção especial tive um macho que cortei com 2.30 metros. actualmente tenho duas plantas com cerca de 30cm de altura em vasos transparentes, alguém me pode dizer se isso é prejudicial por causa da luz nas raízes? como tenho uma delas com pintas de ferrugem fiz um chá de cavalinha com a proporção de 20 gramas por litro de agua para pulverizar e regar agradecia também a informação se a dosagem está correcta. Obrigado.

  • O 25.05.2020 , Rui comentou:
    Avatar for Rui

    Boa tarde a todos, novo nestas andanças , segunda vez que planto outdoor , a primeira foi há uns anos joguei uma semente no quintal e sem qualquer atenção especial tive um macho que cortei com 2.30 metros. actualmente tenho duas plantas com cerca de 30cm de altura em vasos transparentes, alguém me pode dizer se isso é prejudicial por causa da luz nas raízes? como tenho uma delas com pintas de ferrugem fiz um chá de cavalinha com a proporção de 20 gramas por litro de agua para pulverizar e regar agradecia também a informação se a dosagem está correcta. Obrigado.

  • O 03.05.2020 , Danilo comentou:
    Avatar for Danilo

    Eu queria ajuda pra manter meu pezinho de erva doce livre de uns insetos preto bem minúsculo que estar comendo a superfície das folhas bem devagar .. eu tava cuidando dela sempre na estufa que eu fiz dae tirei ela algumas vezes coloquei na luz do sol depois disso eles apareceram , eu n sei oq usar pra acabar com eles as vez eu mato um por um a dedo mas n dá MT certo , ela tá 4 messes . também queria saber se é macho ou fêmea tem folha com 7 ponta. Alguém me ajuda ? Por favor 43999264268 Whats

  • O 16.09.2019 , Pablo2k1 comentou:
    Avatar for Pablo2k1

    Boa tarde, Infelizmente tenho aranha vermelha e mosca branca na planta. Li as soluções, mas o álcool 95% não danifica a planta? Att, Paul

  • O 16.09.2019 , Pablo2k1 comentou:
    Avatar for Pablo2k1

    Boa tarde, Infelizmente tenho aranha vermelha e mosca branca na planta. Li as soluções, mas o álcool 95% não danifica a planta? Att, Paul

  • O 12.01.2018 , Alicia comentou:
    Avatar for Alicia

    Tengo una planta de marihuana la cual fue atacada por chinches y no se que veneno las mata. Me ayudan por favor .gracias

Deixa o teu comentário